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O logotipo é um símbolo ou desenho, ou seja, a parte da marca que não pode ser vocalizada, e podem dizer a respeito da sua empresa muito mais do que você pode imaginar. Quando a logomarca da sua empresa é feita da forma correta, o seu negócio terá mais chances de obter sucesso. 


Normalmente, o logotipo é a primeira imagem que nos vem à cabeça quando pensamos em uma determinada marca. De um modo geral, ele é a assinatura de qualquer empresa, embora não seja capaz de traduzir por completo a sua essência. Além disso, quando o logotipo  é feito com o devido capricho e cuidado ele será um verdadeiro diferencial em meio à concorrência, pois transmitirá a credibilidade e o profissionalismo desejados dentro do mercado.


Essa atenção e investimento especiais na identidade visual de uma marca trazem a longo prazo mais reconhecimento e confiança para um negócio, fatores fundamentais para uma lucratividade ainda maior.

Então se você quer criar ou renovar a sua logomarca, preste atenção nessas dicas.



1 - TER ORIGINALIDADE


A principal função do logotipo é identificar a marca e por isso ele deve ser único, a originalidade é a primeira grande qualidade de um bom logo. E para isso você deve conhecer a fundo todas as características do seu negócio, seu público e suas peculiaridades, assim como a concorrência. Informações como faixa etária, escolaridade, classe social, gênero, tamanho da família e costumes vão ajudar a definir detalhes importantes como desenho, fonte e cores. 

Busque por uma paleta de cores que seja harmônica, use os elementos e formas de modo a diferenciar o seu logotipo de qualquer outro que já exista. Lembre-se de que o conceito é que irá atrair e convencer as pessoas a consumirem seus produtos, assim, não se esqueça de transmitir isso através do seu logo.


Você até pode buscar referências, inspirações para construir a logomarca da sua empresa, mas é preciso muito cuidado para não copiar o trabalho de outras pessoas, pois isso comprometerá sua credibilidade além de problemas com a justiça. Quando sua marca consegue transmitir o seu diferencial aos seus consumidores, seja nos produtos ou na comunicação visual, isso se reflete na maneira como as pessoas a enxergam, pois seu símbolo ganhará mais força. 



2 - SER RECONHECÍVEL 


Outra importante característica do logotipo é permitir uma fácil identificação da marca, ou seja, ele deve ser reconhecível. Um logotipo que contém muita informação acaba não sendo muito eficaz. O público tem que conseguir associar rapidamente a logo a empresa. Ele tem que ser simples e eficiente.

Assim como uma empresa não fica mudando de nome, ela também não pode ficar trocando seu logotipo, afinal ele será a identidade da empresa. Esse tipo de manobra só traz prejuízos para os negócios, pois dificulta a memorização do logo e consequentemente da marca, além de não ser nada prática e nem econômica. Normalmente as marcas que menos mudam de cara são as mais bem sucedidas em seus ramos. Um logo não deve estar sujeito as constantes transformações das tendências. Ele tem que durar, de preferência por muitos anos, mantendo sua eficiência ao longo do tempo.



3 - FÁCIL MEMORIZAÇÃO


As formas e símbolos usados devem ser claros e de fácil assimilação, ou seja, memorizável. Um logotipo complexo, ambíguo, não facilita a memorização por parte dos consumidores. Ele deve ficar possuir uma identidade visual marcante sem estar carregado de informações. 

Um logotipo só cumpre o seu papel de verdade quando é lembrado constantemente por aqueles que com ele tiverem contato. Fazer parte da memória ativa das pessoas é fundamental para que a marca também seja. Busque traços simplificados e a utilização de cores básicas, mas que consigam atrair atenção. Se colocarmos informações demais em um logo estaremos dificultando a sua memorização, então não é recomendável seguir por esse caminho.



4 - FÁCIL REPRODUÇÃO


E por fim, mas não menos importante, um logotipo tem que ter uma fácil reprodução. Ao criar uma logo você deve pensar que ele será reproduzido diversas vezes, seja em cartão de visitas, em outdoor, então você deve tomar cuidado com o excesso de sombras ou volumes, na execução das cores preta e branca sobre fundos coloridos que acabam sendo menos efetivos. Vale ressaltar que fazer um logotipo com um grande número de cores não costuma valer muito a pena, já que as impressões acabarão saindo ainda mais caras para a empresa.

Lembre-se que a principal proposta de um logotipo é sintetizar a mensagem de uma empresa em um símbolo único.


Um logo muito rebuscado pode até ser visualmente interessante, mas também é possível criar algo inteligente e complexo dentro da simplicidade. 

O melhor e mais eficiente logotipo é aquele que pode ser mais facilmente aplicado em diferentes meios. Desde uma página no Facebook ou Instagram, até os cartazes de ruas. Independentemente do lugar em que o logo estiver ele deve ser extremamente eficaz.

Pense na mensagem que você deseja que a logomarca repasse aos seus clientes e como quer que sua empresa seja identificada pelas pessoas, isso e todas essas dicas te ajudarão a criar um bom logotipo.