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Algum dia voc j parou e pensou: Porque lembramos mais de uma determinada marca?


Geralmente as marcas que atuam na mesma rea entrega quase sempre o mesmo produto, ento por qual motivo temos essa sensao que algumas marcas so incrveis e outras no, sendo que o nicho o mesmo?

Nesse artigo iremos te mostrar porque uma marca se destaca mais que a outra, mesmo oferecendo um produto parecido.


As empresas que tm mais sucesso com o pblico, fazem um trabalho de branding melhor, isso pode fazer a sua marca ficar em destaque no mercado.

No fique atrs de seu concorrente, entenda o que  branding.


Mas afinal...



O que  branding?


Branding simplesmente a gesto de marca.

Engloba todo o trabalho que voc faz para tornar a sua marca mais conhecida.


Agora para e pensa, o que voc est fazendo para sua marca ser mais conhecida?


Voc pode oferecer um timo servio em festas de casamento por exemplo, mas se voc no tiver aes de marketing para que as pessoas conheam o seu trabalho, no vai adiantar muito ter um bom servio.

Se voc no tiver uma boa gesto de marca, voc vai ficar sempre atrs daquele concorrente que, ao contrrio de voc, se preocupa com a marca dele.


O branding envolve bastante coisas, vai desde aes do dia-a-dia da empresa at a concepo que envolve sua marca.


A construo do branding no algo que vai fazer surgir resultados imediatamente, um trabalho a longo prazo, pois voc est consolidando uma marca para ela ser forte, isso no ocorre em um dia.

Ento se voc apressado, sempre vai ficar atrs quando o assunto branding.




Posicionamento de marca


Posicionamento de marca  um dos processos mais importantes do branding,  como a marca se coloca em frente ao pblico, o lugar que uma determinada marca ocupa a mente de seus clientes.

Agora pense um pouco, qual o melhor jeito de entrar na mente do cliente?


Essa uma dvida que eu j tive, fiquei horas pensando em como as empresas usavam o posicionamento de marca, as formas que elas usavam para serem sempre lembrada pelo pblico, ento busquei exemplos de grandes marcas do nosso cotidiano.

Coca Cola por exemplo, ela a primeira marca que voc lembra ao falar de refrigerante, isso se deve ao trabalho de branding da empresa, que tenda sempre estabelecer ligaes emocionais com os clientes.


Em suas propagandas, a Coca Cola sempre utiliza valores importantes como a amizade, alegria e unio.


Em seus comerciais, sempre tem pessoas bebendo o refrigerante juntos em momentos especiais, com o slogan ?compartilhar a felicidade?, dessa forma a marca entra no inconsciente como o refrigerante para eventos entre amigos e festas familiares.

Eu nem me lembro a ltima festa familiar que no teve Coca Cola, isso se deve ao trabalho de branding da empresa, da forma que ela trabalha o seu posicionamento de marca, que atravs de conexes emocionais.


Se voc artista ou trabalha em um mercado que exige criatividade, como por exemplo o mercado de casamentos, festas e eventos, essas ligaes emocionais e pessoais esto a seu favor, tente sempre usar isso em suas propagandas, aproxime a sua marca de seu cliente, para sempre ser a primeira opo quando ele lembrar de empresas ou profissionais como voc.




Personalidade e criatividade


Antes de falar sobre isso eu quero te fazer algumas perguntas: Quais so os atributos da personalidade atual de sua empresa? Esses atributos passam confiana ao pblico?

Sua marca deve ter atributos que passa confiana, pois isso que forma uma empresa com boa personalidade, confiana.


Outra coisa que necessrio para uma marca com personalidade ser nica.


claro que sua marca no vai prestar um servio nico, mas as suas propagandas devem ser nicas e criativas, isso vai dar a impresso aos seus clientes que seu produto diferente dos concorrentes, fazendo voc estar sempre a frente de outros empreendedores do seu nicho.




Estilo


muito importante que sua marca tenha uma unidade de estilo definida.


Em suas redes sociais, utilize sempre o mesmo estilo de fotos e propagandas, isso vai criar uma imagem de familiaridade na mente do seu pblico.


Se voc adotar um estilo nico, toda vez que alguma pessoa olhar para uma publicao de sua marca j vai reconhecer imediatamente, isso porque j se acostumou com o estilo que sua publicao tem.


A coisa mais terrvel que pode acontecer com o marketing de uma marca a falta de identidade, quando voc entra no perfil de uma empresa e ela no segue nem uma linhagem de divulgao e fica com o feed todo aleatrio.

A unidade de estilo acaba se relacionando tambm com a personalidade da marca, pois de certa forma, ela tambm faz parte da personalidade.




Branding e o Marketing Digital


Uma coisa que eu sempre escuto de alguns microempreendedores que o branding fruto do marketing digital, se voc pensa isso, saiba que est totalmente errado, o branding  muito velho, anterior internet.


Mas o marketing digital realmente transformou e trouxe mais possibilidades para a gesto da empresa, antes apenas as grandes marcas podiam divulgar nos canais grandes, com o surgimento da internet, qualquer microempresa pode fazer branding e com um pequeno custo.




Identidade Visual


Toda empresa que se preze precisa ter uma identidade visual criativa, esse o primeiro contato do pblico com a sua marca.


Essas representaes visuais de sua empresa que criam uma identidade na mente dos seus clientes, por isso preciso escolher uma logo simples e criativa, que represente bem o que voc faz.




A Logomarca


Quando voc for contratar um profissional para criar a sua logo, lembre a ele que a identidade visual deve ser pensada tambm para a internet.

muito comum empresas que no trabalham diretamente com a internet, no pensar em como vai ficar a logo em redes sociais como o Facebook por exemplo.


Lembre-se que a logo a cara da empresa e a primeira impresso do cliente com ela.

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No processo de criao da identidade da marca, pense como um cliente, a logo deve ser de fcil leitura e entendimento, para sempre que o cliente olhar, dizer automaticamente, ?essa marca eu j conheo?.