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Um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma marca a definio do seu posicionamento e infelizmente poucas pessoas conhecem a real importncia do posicionamento de marca, mas para compreendermos essa relevncia precisamos saber o que posicionamento de marca e para que ele serve na prtica.

 


Em uma breve definio o posicionamento de marca ? a disputa pela mente do consumidor?. atravs dele que a marca busca transmitir o seu diferencial ao pblico, com base nos valores da empresa, nos atributos da marca. Trata-se das estratgias competitivas que posicionam a marca no mercado e a diferenciam dos concorrentes.



Para as empresas novas preciso deixar claro que o posicionamento no se cria, o posicionamento se define. No adianta querer ?inventar? um posicionamento, desejar que a empresa seja algo que no , uma vez que, o posicionamento parte de um propsito no qual a empresa acredita e que deve nortear os planejamentos.



E por onde comear? O primeiro passo encontrar os valores da empresa, definir quais so os aspectos que so inegociveis e que voc como empreendedor no abre mo, tais como: a qualidade do produto que coloca no mercado ou servio que presta, a honestidade, o respeito pelo consumidor, entre outros.



Esse passo servir como base para orient-lo na construo da personalidade da sua empresa e mais tarde nas tomadas de decises estratgicas.

 


O segundo passo da definio do posicionamento de marca conhecer todos os atores do processo, e isso feito atravs de conversas francas e diretas, com os potenciais clientes, funcionrios e fornecedores, ou seja, com todos as pessoas que participaram direta ou indiretamente do seu negcio, a fim de conhecer esses perfis e poder direcionar as estratgias com maior eficincia, se puder realize uma pesquisa de mercado para descobrir o que o seu pblico-alvo espera de uma marca nesse segmento. Essas informaes iro ajud-lo na construo de uma marca slida, de renome no mercado.

 


Aps obter essas informaes e definir os valores da sua empresa voc precisa encontrar maneiras de potencializar os seus diferenciais, toda empresa possui algo nico que a diferencia das concorrentes, seja oferecendo um atendimento personalizado aos clientes, seja algo inerente ao produto que sua empresa oferece e que as demais no conseguem copiar.



Esses so apenas alguns exemplos de diferenciais que sua empresa pode possuir, mas importante ficar atento, pois assim que voc identificar o que a sua empresa entrega que as outras no fazem igual, voc dever valorizar e repassar isso ao seu pblico constantemente.



Outro passo extremamente importante a definio do portflio de produtos ou servios da empresa, preciso estar claro para voc e seus consumidores o que a sua empresa faz!



E para isso a arquitetura de marca deve ser bem construda para ajudar na compreenso dos produtos e servios que so oferecidos, alm disso ela permite analisar de forma estratgica os possveis novos produtos que podero integrar o seu portflio.

 


E por fim, construa uma personalidade slida para a sua empresa e no se afaste dela! Imagine por exemplo que voc decidiu adotar como posicionamento de marca a sustentabilidade, neste caso no faz sentindo algum que durante o processo de produo a empresa polua o ambiente, ou compre de fornecedores que poluem rios, desmatam... 



a consistncia que far a papel de fixar o posicionamento da sua marca na mente dos consumidores.



Alm disso busque interagir com seu pblico a ponto de criar um relacionamento verdadeiro e forte. Essa uma das razes pelas quais a empresa deve zelar pelo cumprimento do que promete. Uma vez que, prometer e no cumprir faz com que esse relacionamento construdo com cliente seja quebrado.

 


O atendimento e o cuidado em cumprir com o que firmado, faz com que a marca fixe seu posicionamento proposto. Tenha sempre em mente a quem o produto se destina, qual a dor que o produto resolve, e o que difere a sua empresa das concorrentes para fidelizar o seu consumidor e fazer ele concordar com voc. 

 


???Quando a empresa consegue criar essa conexo com o cliente, se torna capaz de entender  que tendncia o comportamento do consumidor est seguindo e a partir de ento passa a agir de acordo com essas descobertas, o que por consequncia gera satisfao nos clientes, proporciona aumento no valor percebido da sua marca, e voc como empresrio passa a entender como os consumidores enxergam o seu produto em comparao aos concorrentes e pode utilizar essa ferramenta para tornar sua empresa mais competitiva, causando impacto positivo fazendo com que os consumidores enxerguem a sua marca sempre com bons olhos.